Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

domingo, 13 de dezembro de 2009

Visão dé Máquinas




A tarefa de dotar máquinas com capacidade visual semelhante à dos seres humanos ainda permanece um desafio nos dias de hoje. As máquinas atuais são capazes de processar informações a taxas extremamente elevadas e possuem um poder muito grande para armazenamento de dados. Entretanto, diferentemente dos seres humanos, os sistemas de visão artificial ainda são inflexíveis sob diversas condições de trabalho e adaptação, realizando de forma eficiente somente à tarefa para a qual foi projetado.


Emerson Carlos Pedrino

Antes de abordar a visão de máquina, é importante conhecer um pouco mais sobre a estrutura de imagens digitais. Assim, de forma simples, uma imagem digital é composta de pixels (picture elements), que podem ser pensados como pequenos pontos na tela de vídeo.

Se a imagem considerada for monocromática (níveis de cinza), então cada pixel possuirá um número digital que será proporcional ao valor de brilho da imagem naquele ponto. Caso a imagem seja colorida, seus pixels serão representados por três componentes de cor: vermelho, verde e azul.

Geralmente, cada componente de cor pode exibir 256 tons diferentes (resolução radiométrica de 8 bits). Logo, através da combinação das três componentes de cor será possível ter um sistema de vídeo com 16 milhões de possibilidades de cores.

Em aplicações de visão de máquina, usualmente se utilizam imagens de 512x512 pixels (resolução espacial), dessa maneira, podemos perceber que essas dimensões são potências de 2. Por exemplo, 29=512.

De maneira geral, diz-se que uma imagem de tamanho mxn é composta de m pixels na direção vertical e n pixels na horizontal. Para imagens de 512x512 pixels, haverá 262144 pixels, fazendo com que o sistema de visão lide com uma demanda computacional grande de dados a cada momento e também exigindo uma quantidade grande de memória para armazenamento temporário dos dados. Portanto, a compressão de imagens é um passo importante para qualquer sistema de processamento de imagens em tempo real.


Fonte:
[em linha][consult 11 Dez 2009] Disponível em www:URL:<http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/135>
[em linha][consult 11 Dez 2009] Disponível em www:URL:<http://www.noticiasgeek.com.br/wp-content/uploads/2009/06/websemantica-300x295.jpg>

Sem comentários:

Enviar um comentário