Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

sábado, 26 de dezembro de 2009

Vídeo sobre o Homem ser uma Máquina....

Este vídeo irá estar presente na apresentação final deste trabalho.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

FELIZ NATAL A TODOS!
São os votos das colaboradoras deste blogue :)


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal e tecnologia: o que comprar e o que não comprar

O ano de 2009 presenciou a consolidação de algumas tecnologias e equipamentos que chegaram há mais de um ano e ainda despertam desejos de consumo, podendo "bombar" neste Natal.

Por isso, 2009 foi o ano das seguintes tecnologias:

- Telemóvel 3G e Iphone
- Tela Touchscreen
- Ipod Touch
- Smartphones
- Games: Play Station 3, Xbox 360 e Nintendo Wii
- Telemóvel com Som Stereo
- GPS
- HD Externo


Juntando-se a estas tecnologias, temos algumas inovações que prometem. São elas:

- TV com tecnologia LED
- Project Natal, que é um equipamento que oferece uma experiência de realidade virtual ao game Xbox 360.

Todas essas tecnologias são sucesso neste final de 2009.

E O QUE ESPERAR DE 2010?

Para o próximo ano, podemos esperar que as tecnologias que estão na moda continuem em evidência.

Mas existem aquelas que devem virar tendência ou realidade em 2010. Dessa forma, podemos esperar que as seguintes tecnologias:
- Videoconferência Gratuita - Integrada aos comunicadores, vai fornecer uma interface de vídeo para que vários utilizadores possam visualizar as chamadas simultaneamente.

- Google Docs e Cloud Computing - Devem crescer muito com o lançamento do Chrome OS, o Sistema Operacional do Google que promete não precisar de aplicativos instalados no computador. O Chrome OS vem com a promessa de ser o Sistema Operacional ideal para Netbooks.

- Hiperconectividade - Com o crescimento do 3G e do WiFi, podemos ficar conectados em mobilidade. Aliado às conexões domésticas e corporativas, temos a possibilidade de ficarmos "online everytime and everywhere".

- Para aumentar a lista de tecnologias de Banda Larga, em 2010 temos a chegada do PLC, ou Banda Larga pela Rede Eléctrica. Essa tecnologia vai entregar a conexão de Internet na tomada de energia e já foi autorizada pela Anatel.

- Para finalizar, em 2010 poderemos ter a entrada das conexões de Banda Larga acima de 30Mbps, conhecidas como 4G. Essa tecnologia vai possibilitar a reprodução de TV online e sob demanda, além de Rádio Online, ambos com alta fidelidade.


Este é o cenário da tecnologia para o próximo ano. Façam suas apostas e aguardem para ver!

Fonte: [Em Linha] [Consult 22 Dez 2009] Disponível em www: URL: <http://incorporativa.com.br/mostranews.php?id=3054>

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Projecto Natal da Microsoft

Estou completamente espantada com este vídeo, já tinha ouvido falar do Projecto Natal da nova consola da Microsoft mas nunca criei muitas expectativas sobre ela.

Está fenomenal a tecnologia de interactividade. Será este o nosso futuro? Interagir com máquinas que nos fazem acreditar que são quase reais.



Fonte: [Em Linha] [Consult 21 Dez 2009] Disponível em www: URL: <http://www.youtube.com/watch?v=bYYonyqHIoc>

As Máquinas do Ténis de Mesa

Uma mesa, uma rede, uma bola, duas raquetes e dois jogadores. São poucos os ingredientes necessários para assistir a jogadas verdadeiramente fantásticas.

Não é uma modalidade que goze de grande popularidade em Portugal, apesar de terem estado três atletas nos Jogos Olímpicos de Pequim, mas são poucos aqueles que disfarçam o espanto ao assistir às jogadas mais espectaculares da modalidade.


Não são máquinas, literalmente falando, mas algumas parecem estar muito perto disso.
Fonte:
[em linha][consult 18 Dez 2009] Disponível em www:URL:<http://www.ionline.pt/conteudo/35643-as-maquinas-do-tenis-mesa---video>

domingo, 20 de dezembro de 2009

Globalização do Comércio

Há cada vez mais compras internacionais de particulares

Até a fazer as nossas compras podemos interagir com as máquinas.
Para evitar as filas no trânsito ou nas lojas há sempre a opção de comprar online, em Portugal e no estrangeiro. E nunca foi tão fácil comprar noutro país sem sair do lugar.




Fonte: [Em Linha] [Consult 20 Dez 2009] Disponível em www: URL: http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Futuro+Hoje/2009/12/globalizacao-do-comercio-ha-cada-vez-mais-compras-internacionais-de-particulares20-12-2009-211913.htm

Aprendendo Interactivamente

O estudante deve criar, construir, exercitar sua curiosidade pois quanto mais activo e participante do processo de aquisição de um conhecimento, mais irá integrar e reter aquilo que aprender.
A introdução das novas tecnologias nas instituições de ensino, tem se apresentado como facilitadora nas propostas contemporâneas de obtenção de aprendizagem.

As técnicas e processos interactivos aplicados no campo educacional estão gerando diferenças de aprendizagem em relação aos métodos convencionais. Isto é melhor observado através da possibilidade de se obter instantaneidade nas respostas, a troca imediata de informações e a possibilidade de se virtualizar-atualizar em um tempo mínimo. Ao entrar em contato com uma diversidade de pessoas que debatem os mais variados temas, as chances de se expandir o conhecimento, a criação e a imaginação é muito maior e pode acontecer em tempo real.

A Internet é um recurso que através de suas características apresenta alto potencial de interactividade no campo educacional. . É uma ferramenta capaz de abrir novos caminhos onde o aluno aumenta as conexões lingüísticas, (interage com textos, imagens, narrativas etc..), as geográficas (desloca-se continuamente em diferentes espaços, culturas e tempos) e interpessoais (comunica-se e conhece pessoas próximas e distantes, de diferentes faixas etárias e conhecimentos). Nela o aluno pode desenvolver a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A Internet ajuda a desenvolver a intuição (informações vão sendo descobertas por acerto e erro, por conexões "escondidas"), a flexibilidade mental (das sequências são imprevisíveis, abertas), a adaptação a ritmos diferentes (permite a pesquisa individual, em que cada aluno vai no seu próprio ritmo e a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa).

A internet é uma forma de comunicação rápida que permite o transporte de grandes quantidades de informação, com completa liberdade quanto ao tipo e formato, como também permite que a comunicação possa ser feita simultaneamente nos dois sentidos, em modo ``full duplex'', permitindo uma completa interatividade entre os participantes.

A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Mas os computadores por si só não possuem características interativas e transformadoras. A forma como são utilizados é que determina se sua função será de estímulo à criatividade, de transmissor de informações, de incentivador de novas formas de sociabilidade, de desenvolvedor de habilidades cognitivas e cooperativas, ou ainda, de um agente interativo capaz de provocar mudanças comportamentais.

Hoje em dia é bem aceite a idéia de que tanto as actividades práticas quanto a interatividade sejam essenciais ao aprendizado o que não determina no entanto a garantia de um aprendizado construtivo.

O tipo de controle ou iniciativas apresentadas por um aprendiz, assim como a natureza do retorno obtido é que determinam a natureza de uma experiência de aprendizado. Em função disto, no momento da construção de um software interativo é preciso medir até quanto de conhecimento é necessário disponibilizar e até quanto é necessário deixar o usuário descobrir.

Não é interessante abordar um assunto de forma completa não deixando brechas para descobertas o que provoca a perda de interesse em relação a ele. As atividades práticas sem o raciocínio são insuficientes. A prática com raciocínio permanece também limitada se não for acompanhada pela habilidade de reproduzir, um evento. As pessoas constróem e reconstroem seus mundos através da interação direta descrevendo o que acontece a elas. A habilidade de reproduzir uma experiência vivida por alguém num mundo imaginário tem um papel importante no aprendizado interativo pois muitas vezes o real nem sempre é o melhor. A interatividade é importante não porque permite a manipulação direta dos objetos reais, mas porque adota a construção de modelos nos quais uma idéia (pensamento e ação) pode ser levada adiante ou simulada num mundo imaginário onde a realidade virtual apresenta-se como um bom exemplo. Outros recursos tecnológicos também permitem explorar a interatividade no que se refere aos aspectos educacionais. A vídeo-aula apesar de ser atraente é um meio que permite menos interação com o professor pois depois de pronta fica impossível alterá-la. A teleconferência possibilita a interação através do telefone, fax ou e-mail, a videoconferência é o recurso que mais se aproxima da sala de aula tradicional. Pode-se ainda complementar o processo interativo educacional através da interação aluno-aluno considerada a mais rica experiência em sala de aula.

Fonte:
[em linha][consult 18 Dez 2009] Disponível em www:URL:<http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0007.htm
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