Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Primeiro simulador a reunir movimento, imagens 3D e interacção.


É o primeiro simulador a reunir o movimento, imagens 3D e interacção, que pretende motivar o respeito pelo trabalho cientifíco e que vai percorrer o país nos próximos anos.

Fonte:
[Em Linha] [Consult 27 Nov 2009] Disponível em www: URL: <
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Futuro+Hoje/2008/4/champi.htm>

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mundo Robotizado?

Será que no futuro os robôs dominam o mundo?


hoje em dia já existem casas com bastante tecnologias, todas automatizadas...

Um bom exemplo disso é o filme Mulheres Perfeitas

http://http//www.youtube.com/watch?v=B3HASgMS7w0

Qual a tua opinião acerca deste tema?







Fonte: [em linha][consult. 26 Nov. 2009] Disponível em www:URL:< http://fc01.deviantart.com/fs33/i/2008/298/6/d/When_I_was_a_young_boy____by_ChrisRawlins.jpg>.

Mão-de-obra Robotizada

Laboratório de Robótica Industrial desenvolve projecto de criação de robôs adaptados às PMEs

Integrado no 6º Programa Quadro da Comissão Europeia, este projecto conta com uma verba de cerca de 15 milhões de Euros e visa a criação de uma nova família de robôs que incorpore características humanas, como o reconhecimento e obediência ao comando da voz humana, de forma a desenvolver a competitividade das PMEs europeias.
Com o intuito de se equiparar a grandes forças industriais, como o Japão e a China, a Europa pretende apostar na automação e na robótica como meios de aumentar a produtividade e, consequentemente, a competitividade das PMEs, visto ser um dos mais fortes e importantes alicerces da economia europeia.
Com um processo de envelhecimento da população em curso na Europa, o desenvolvimento do SMErobot parece ser uma resposta viável para o problema da falta de mão de obra que se avizinha, - ainda que pareça contraditório num país como Portugal onde o desemprego atinge máximas nunca antes vistas, o uso de robôs em PMEs poderá ter como consequência mais directa o agravamento dessas máximas.
No entanto, o SMErobot está a desenvolver robôs que, além de serem fáceis de usar, tenham um custo mais reduzido para as empresas do que os robôs usados actualmente, que são bem mais complexos e dispendiosos; e que sejam também mais fáceis de instalar e programar de forma a rentabilizar o tempo e aumentar a produtividade das organizações empresariais em causa, contribuindo para uma melhor resposta da economia europeia face aos desafios que enfrenta para se manter no mercado mundial.
Entre outras equipes europeias envolvidas no projecto de desenvolvimento do SMErobot encontra-se a equipe portuguesa liderada por Norberto Pires, investigador e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra. Esta equipa apresentará brevemente à imprensa o trabalho que se encontra no momento a desenvolver, relacionado com o comando dos robôs através da voz humana e com o reconhecimento das áreas de trabalho.

Fonte: [em linha] [consult. 26 Nov. 2009] Disponível em www:URL:<http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=1725&op=all#cont>

Portugueses receiam parques de estacionamento robotizados




Estacionamento é um verdadeiro edificio robot no coração da cidade.
Os automóveis seguem para o interior do edifício sem intervenção do condutor.

Este estacionamento alegadamente sem riscos ainda provoca receios nos automobilistas.

E voces?

Arriscavam a estacionar o vosso automóvel neste estacionamento robotizado?


Fonte: [Em Linha] [Consult 26 Nov 2009] Disponível em www: URL: <http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Futuro+Hoje/2009/7/portugueses-receiam-parques-de-estacionamento-robotizados.htm>

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Anedota - Computador que não mente !!!

"José da Silva está com muita dor no braço direito e resolve ir ao médico. Chegando lá o Doutor diz:
- Tenho um novo e avançadissimo computador aqui, basta você urinar neste potinho que eu coloco no computador e ele nos dirá o que você tem.
- Ah Ah Ah, eu não acredito nisto, doutor, sou um Analista de Sistemas e nunca ouvi tamanha asneira!!
Mas para não contrariar o médico, José acaba urinando no potinho.
O médico coloca-o no computador, aperta um botão aqui outro ali e a máquina começa a processar.
Passados uns 30 segundos, sai um papel impresso de dentro da máquina, e então o doutor lê em voz alta: José da Silva 34 anos Branco Analista de Sistemas Artrite no braço direito José exclama:
- O quê?? Como essa máquina fez isso?! Eu não acredito!!!
- Doutor, eu quero fazer o exame novamente... Vou levar o pote para casa e farei xixi nele, amanhã em jejum, e trarei para o senhor novamente.
José vai então para casa e no dia seguinte, em jejum, faz xixi no pote e leva-o ao médico, que o coloca no computador para processar..
Sai novamente um papel impresso de dentro da máquina com o seguinte:
José da Silva 34 anos Branco Analista de Sistemas Artrite no braço direito.
Doutor, realmente eu não acredito nisto aqui !!
Vou fazer novamente este exame, dê-me outro pote!!
José vai para casa com outro pote, faz xixi dentro dele, pede à mulher e à filha para fazerem também, coloca um pouco de óleo do carro dele dentro do pote e ainda por cima se masturba e coloca o resultado no pote, mistura tudo e leva ao médico.
José pensa: "eheh agora quero ver esse computador eheh".
O doutor coloca novamente na máquina, e novamente sai um papel: José da Silva 34 anos Branco Analista de Sistemas Corno Filha grávida de 3 meses
O carro precisa trocar o óleo E a próxima vez que for se masturbar, faça com a mão esquerda pois O BRAÇO DIREITO ESTÁ COM ARTRITE !!!"
Realmente as máquinas podem-nos surpreender muito :D
Fonte:
[Em Linha] [Consult 25 Nov 2009] Disponível em www: URL: <http://vbruno.net/anedotas/Anedotas003.htm#Computador_que_não_mente_!!!>

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Interface gráfica - Windows vs Linux

O Homem entra em interacção com as máquinas em geral. Mas hoje em dia também há competição até entre computadores e os seus Sistemas Operativos.
Um sistema operativo fornece interface entre o sistema e o utilizador; gere a operação dos dispositivos de hardware do computador; gere e mantem o sistema de ficheiros armazenados e dá suporte aos programas que são executados.
Sendo todo ele constituído por duas partes:
Kernel (Núcleo do SO que realiza as funções básicas para o funcionamento do sistema computacional);
Shell (responsável pela comunicação com o utilizador).
Por exemplo os Sistemas Operativos, Windows e Linux, no caso da sua interface gráfica, a maioria dos sistemas operacionais, pode funcionar num modo texto e um modo gráfico.
Os Windows Managers definem o modo como a interface gráfica e a interacção ocorrem; isto permite uma enorme variedade de aspectos gráficos e modos de interacção, os quais podem ser pessoalmente modificados; esta flexibilidade não existe nos sistemas operativos Windows, os quais incluem uma interface gráfica embebida e que impede a personalidade total do ambiente gráfico; no caso do Linux pode funcionar só em modo texto.
Fonte:

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pesquisa sobre a utilização do computador

Foi elaborada uma pesquisa de campo para levantar algumas questões sobre a utilização do computador, qual é o comportamento do utilizador ao utilizar essa ferramenta e qual a influência dessa ferramenta no convívio social.

Com base na pesquisa feita entre 27 pessoas que trabalham em frente ao computador 56%dizem passar mais de 5 horas, 30% até 5 horas por dia e 14% passam menos que 5 horas. Apenas 30% dos casos costuma fazer algum tipo de alongamento no trabalho e até 70% não fazem nenhum exercício físico durante a semana. 19% já teve algum problema de saúde relacionado ao computador, mas 81% destes tem conhecimento que o computador pode afectar de alguma maneira na saúde.
Sendo que apenas 56% nunca tiveram problema de visão, 19% nunca sentiram dor de cabeça e 37% se consideram fora de forma. As figuras 1 e 2 ilustra os dados exibidos acima.



Fonte: [Em Linha] [Consult 23 Nov 2009] Disponível em www: URL: <http://www.orleijp.eng.br/CompSociedade/II-WCS_2005_12.pdf>

Doenças que o computador poderá trazer ao utilizador

Com base numa pesquisa elaborada por mim, juntei algumas doenças que o computador poderá trazer ao utilizador:

  • Ergonomia;
  • Prostatose congestiva;
  • LER/DORT (é uma síndrome relacionada ao trabalho que traz sintomas como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga, sensação de formigamento, dormência, perda de força muscular, geralmente nos membros superiores, onde as conseqüências são a incapacidade para realizar as suas atividades. A síndrome resulta da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperação.);
  • Fadiga Psíquica;
  • Estaticidade postural;
  • Visão Prejudicada.

As doenças causadas pela tecnologia são muitas e só tendem a aumentar cada vez mais com o seu avanço.
É dever de cada um adaptar-se a essas mudanças e procurar o maior número de informações possíveis, pois a maior deficiência neste estudo de caso está na falta de informação e no comodismo. As pessoas parecem não se preocupar com o futuro, e apenas trabalham fazendo as coisas da maneira mais fácil e rápida possível.

Tecnologia é bom mas sem saúde não podemos usufruir dela.

Deixo-vos a pensar...

Fonte: [Em Linha] [Consult 22 Nov 2009] Disponível em www: URL: <http://www.orleijp.eng.br/CompSociedade/II-WCS_2005_12.pdf>

domingo, 22 de novembro de 2009

Interface vs Interacção

Interface
O conceito de interface é utilizado em diferentes áreas da ciência da computação e é importante no estudo da interacção homem-máquina, no projecto de dispositivos de hardware, na especificação de linguagens de programação e também em projectos de desenvolvimento de software.
A interface existente entre um computador e um humano é conhecida como interface do utilizador.
As interfaces utilizadas para conectar componentes de hardware são chamadas de interfaces físicas.

Interacção
Interacção é uma acção de um objecto físico sobre outro. Além da interacção puramente física, o termo designa a acção conjunta humano-humano e humano-máquina.
Em termos simples, ocorre interacção quando a acção de uma pessoa desencadeia uma reacção em outro (humano ou não). Esta interacção pode ter diversos níveis, desde a simples bidireccionalidade até a interactividade.
Interactividade é o que possibilita ao indivíduo afectar e ser afectado por outro numa comunicação que se desenvolve num sistema de mão dupla que vamos analisar dentro da grande rede mundial de computadores, a Internet.

Interface versus Interacção
Interface: Parte de um sistema computacional com a qual a pessoa entra em contacto – física, perceptiva ou conceptualmente.

Interacção: Processo de comunicação entre pessoas e sistemas interactivos.


Fonte:
[Em Linha] [Consult 22 Nov 2009] Disponível em www: URL: <
http://209.85.229.132/search?q=cache:Jt5CuwqOIt4J:www.ime.uerj.br/~neide/IHC_2008_Modulo1a.ppt+utilidade+da+intera%C3%A7ao+homem+maquina&cd=8&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt>