Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ser Humano e Tecnologias

Não agridam o vosso computador, não pontapeiem o aspirador, não estrangulem a máquina de barbear, porque a culpa afinal... é nossa!

Por exemplo, os deficientes visuais talvez tenham sido os mais beneficiados pela tecnologia, em especial de computação. Hoje, com a ajuda de computadores, scanners, impressoras e outros equipamentos, um cego é capaz de escrever e ser lido, e ler o que os outros escreveram e tudo isso é possível graças à evolução constante com que nos deparamos.

O ser humano pode descobrir que o seu grande objectivo é ajudar os seres humanos, assim o Homem e a tecnologia estarão em sintonia pois têm o mesmo objectivo.

Pode-se dizer que a maior conquista não está na tecnologia, mas sim no reconhecer-se como ser humano e saber aplicar todo o conhecimento adquirido para o bem da humanidade.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Quem vai vencer? Hein?




[Em Linha][Consult 11 Nov 2009] Disponível em WWW: URL: http://www.youtube.com/watch?v=9sbRpUjSooE

Homem e o Computador


O homem está a deixar de se relacionar com os outros, para se relacionar com os computadores. E quando se relacionam com qualquer outra pessoa, é através do computador ligado à Internet.


Será que um dia mais tarde toda a gente utilizará apenas a máquina para comunicar?



[Em Linha] [Consult 11 Nov 2009] Disponível em WWW: URL:< http://escolaprof.files.wordpress.com/2009/03/computador.jpg>

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Homem x Máquina



A espécie humana depende tanto dos computadores, que muitas empresas, hospitais, indústrias e mesmo pessoas comuns não conseguiriam viver sem o auxílio desta máquina. Inúmeras pesquisas vem acompanhando a relação que ocorre entre o ser humano (Homem) e os computadores (máquinas), tanto que a HCI (Human Computer Interaction) foi instituída para estudar a relação de interação homem-computador. E esta está tão presente que os computadores futuros serão projetados para atender às necessidades do usuário, reconhecê-las e entender sua linguagem verbal e não-verbal, já que a nossa linguagem usual não é adequada para o relacionamento homem-máquina E por isso que nesta pesquisa, os dois significados empregados ao termo máquina são pertinentes, pois o computador é uma máquina que ajuda o homem a desempenhar algum tipo de função com maior facilidade (lembrando a definição de interface, que será discutida mais à frente, justamente pelo computador ser uma interface) e foi criado para desempenhar tarefas que o homem não podia. Muitas destas pesquisas apontam várias preocupações, uma delas é a exclusão. Exclusão das pessoas que não estão atualizadas tecnologicamente com o mundo de hoje. Muitas pessoas não sabem nem o que é um computador e passam a ser excluídas, isoladas da sociedade atual, pois o homem-máquina não tem tempo a perder e a rapidez aplicada na tecnologia também serve para ele e seu cotidiano. Uma outra preocupação é a de que o homem está deixando de se relacionar com outros de sua espécie para se relacionar com os computadores. E muitos deles, quando se relacionam com qualquer outra pessoa, é através do computador conectado à Internet.


[em linha] [consul. 8 Nov. 2009] Disponível em www: URL:< http://multimidia-ti.blogspot.com/2009/03/relacao-homem-x-maquina.html>.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Interacção com o utilizador

Segundo Wolf e Rhyne (1987) existem dois aspectos importantes em
qualquer interacção com o utilizador:

Especificação de objectos:
  • geração de nomes
  • correlação visual
  • geração gostual

Especificação de acções:

- geração de nomes (escrever um nome)
- correlação visual (seleccionar)
- geração gestual (desenhar um símbolo)
- acção análoga
- selecção codificada (escrever um comando

Fonte:
[em linha] [consult 9 Nov 2009] Disponível em www:URL:<http://209.85.229.132/search?q=cache:99aS4nbGd-cJ:www.ieeta.pt/~bss/aulas/Manipula%C3%A7%C3%A3o%2520Directa-3-07.pdf+comando+%C3%A0+distancia+com+interac%C3%A7%C3%A3o+com+utilizadores&cd=6&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt>
Segundo Hutchins, Hollan e Norman (1986) existem numa interface
de utilizador os aspectos:

Semântica
Distância
(distance)
Articulatória




Conversação (linguagens de comando)
Envolvimento
(engagement)
Mundos modelo (manipulação directa)

  • Distância semântica- distância subjectiva entre os objectivos do
    utilizador e a semântica da interface (riqueza e minimalidade).

  • Distância articulatória- distância entre o significado das acções e a
    sua forma física.


Fonte:
[em linha] [consult 9 Nov 2009] Disponível em www:URL:<http://209.85.229.132/search?q=cache:99aS4nbGd-cJ:www.ieeta.pt/~bss/aulas/Manipula%C3%A7%C3%A3o%2520Directa-3-07.pdf+comando+%C3%A0+distancia+com+interac%C3%A7%C3%A3o+com+utilizadores&cd=6&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt>

Dispositivos de Interacção

O computador é composto por vários elementos que permitem ao Homem comunicar com a máquina.
Os diferentes tipos de dispositivos que permitem esta
interacção são:
  • Rato (mouse);
  • Joystick;
  • Ecrã Táctil;
  • Light Pen;
  • Scanner;
  • Luva de Dados (dataglove);
  • Teclado;
  • Microfone;
  • Touchpad;
  • etc.

A fusão Homem - Máquina



Homem máquina ou máquina humana?

Fica a dúvida!

Fonte: [em linha] [consult. 8 Nov. 2009] Disponível em WWW: URL:<http://br.olhares.com/homem-maquina_foto2521038.html>.