Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

sábado, 7 de novembro de 2009

Leis da Robótica

Quanto ao post (5 Nov 2009) do excerto do filme "I Robot" são discutidas as Leis da Robótica. Todos já devem ter ouvido falar da hilariante série "The Big Bang Theory", deixo-vos aqui uma pequena parte de um episódio em que os actores falam sobre as Leis da Robótica.



Depois de visualizarem este episódio posso dizer que existem três Leis da Robótica, instituidas por Isaac Asimov:
1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano, nem permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª lei: Um robô tem que obedecer às ordens que lhe sejam dadas pelo ser humano, excepto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal protecção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Leis.

Acham que com toda a EVOLUÇÃO que nos rodeia, um robô poderia desrespeitar estas leis e ganhar consciência?

Fontes:
[Em Linha] [Consult 7 Nov 2009] Disponível em: WWW: URL: <
http://www.youtube.com/watch?v=ZPU-NIX2iFA>
[Em Linha] [Consult 7 Nov 2009] Disponível em: WWW: URL: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_da_Rob%C3%B3tica>

A Era dos Homens-Máquina por David Kushner




Ray Kurzweil, profeta da euforia tecnológica, acredita que até 2045 os computadores irão nos ultrapassar em inteligência, o universo se tornará consciente e os humanos viverão para sempre.
O estudioso acredita que, em um futuro não tão distante, as máquinas não irão apenas superar a humanidade em inteligência - irão também alterar irrevogavelmente o sentido do que significa "ser humano". Robôs de proporções celulares irão exterminar doenças de nossa corrente sanguínea. Dispositivos nano tecnológicos, operando em escala molecular, exterminarão a poluição de nossa atmosfera. Nossa mente, nossas habilidades, nossa memória e até nossa consciência serão arquivadas em computadores - permitindo que, em essência, vivamos para sempre, graças às informações salvas. "Hoje em dia achamos irresponsável não fazermos backup de nossos PCs", argumenta Kurzweil. "Mas, aos poucos, começaremos a fazer backup de nossos cérebros. As pessoas ficarão surpresas ao saber que ainda não podíamos fazer isso em 2010."
Até 2045 máquinas e humanos irão se fundir, redefinindo a vida como a conhecemos. Esse momento é chamado de Singularidade, em referência ao termo usado na astrofísica para descrever o ponto dentro de um buraco negro onde as leis comuns da física não mais se aplicam. A fim de preparar a si mesmo e o resto do mundo para a era das máquinas conscientes, Kurzweil se tornou o principal profeta da vindoura Techno Rapture (uma espécie de versão tecnológica do "Arrebatamento", pregado por algumas vertentes do cristianismo).
Ele viaja o mundo para se reunir com cientistas importantes, promove o Singularity Summit, encontro que atrai líderes de organizações como Google e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e desenvolve sua própria linha de suplementos nutricionais para estender a vida das pessoas até que chegue o dia em que a existência possa ser eternamente preservada pela tecnologia. Aos 61 anos, Kurzweil toma 150 de suas próprias pílulas todos os dias, determinado a viver tempo suficiente para estar presente no dia em que, graças às máquinas, deixará de envelhecer.

Fonte: [em linha] [consul. 7 Nov. 2009] Disponível em www: URL<http://www.rollingstone.com.br/edicoes/31/textos/a-era-dos-homens-maquina/>.

A era dos Homens-Máquinas


Será que os computadores vão ultrapassar o ser humano?

“A Era dos Homens-Máquina”, da edição de abril de 2009 da revista Rolling Stone, traz a figura do cientista norte-americano Ray Kurzweil e suas previsões acerca do futuro da relação do homem com a tecnologia.

[Em linha] [Consul 7 Nov. 2009] Disponívvel em www: URL <
http://www.caiofabio.com/Arquivo/Image/hmaq.jpg>.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ficção... Futuro...

No excerto do filme "I Robot" a seguir apresentado vejam o que na minha opinião poderá ser uma realidade para todos nós.





"I Robot" é um filme futurista americano lançado em 2004 pela 20th Century Fox. Baseado na história de Issac Asimov, mais precisamente, nas três famosas Leis de Robótica criadas pelo escritor. Asimov brinca com as diferentes implicações da lógica das leis, criando situações absurdas e perigosas para os humanos, envolvendo os robôs, mas sempre elegantemente resolvidas também de forma lógica.

Fonte:
[Em Linha] [Consult 5 Nov 2009] Disponível em: WWW: URL: http://www.youtube.com/watch?v=s0f3JeDVeEo&feature=related

Ergonomia e Saúde

São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas poucas pessoas prestam atenção a estes detalhes.

A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.

Ao pensar em ergonomia, o modelo ideal a seguir seria:


Espero que com este post tenha contribuído para melhorar o desempenho de cada um.



Fontes:
[Em Linha] [Consult 5 Nov 2009] Disponível em: WWW: URL: <http://knol.google.com/k/-/-/ktm5r3jxchzp/wbnh2f/efeitos.jpg>


[Em Linha] [Consult 5 Nov 2009] Disponível em: WWW: URL: http://knol.google.com/k/-/-/ktm5r3jxchzp/wbnh2f/ambiente.jpg

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ergonomia

Durante muitos anos, a utilização de equipamentos informáticos baseou-se numa adaptação do Homem à Máquina, principalmente no que diz respeito à empresa e ao posto de trabalho.

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis/regras. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.

O surgimento da ergonomia, enquanto ciência que estuda os aspectos físicos e psicológicos relacionados com os métodos de utilização e adaptação da máquina ao seu utilizador, veio alterar radicalmente a concepção dos próprios equipamentos.

Ou seja...
  • A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem.
  • Ciência aplicada que estuda o desenho de equipamentos com o intuito de maximizar a produtividade, reduzindo a fadiga do trabalhador.
  • Ciência das relações entre o homem e a máquina.

Aqui fica um vídeo relacionado com o post:

Vejam e comentem!


Fontes:

[Em Linha] [Consult 2 Nov 2009] Disponível em: WWW: URL: <http://209.85.229.132/search?q=cache:vsEhFZIS2kYJ:linomarujo.googlepages.com/ErgonomiaC1.ppt+ergonomia+defini%C3%A7ao&cd=7&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt&lr=lang_pt>
[Em Linha] [Consul 2 Nov 2009] Disponível em WWW: URL: <http://pt.wikibooks.org/wiki/Intera%C3%A7%C3%A3o_Humano-Computador/Ergonomia>

[Em Linha] [Consul 2 Nov 2009] Disponível em: WWW: URL: <http://www.youtube.com/watch?v=72NRHF1E3NE>