Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

sábado, 7 de novembro de 2009

A Era dos Homens-Máquina por David Kushner




Ray Kurzweil, profeta da euforia tecnológica, acredita que até 2045 os computadores irão nos ultrapassar em inteligência, o universo se tornará consciente e os humanos viverão para sempre.
O estudioso acredita que, em um futuro não tão distante, as máquinas não irão apenas superar a humanidade em inteligência - irão também alterar irrevogavelmente o sentido do que significa "ser humano". Robôs de proporções celulares irão exterminar doenças de nossa corrente sanguínea. Dispositivos nano tecnológicos, operando em escala molecular, exterminarão a poluição de nossa atmosfera. Nossa mente, nossas habilidades, nossa memória e até nossa consciência serão arquivadas em computadores - permitindo que, em essência, vivamos para sempre, graças às informações salvas. "Hoje em dia achamos irresponsável não fazermos backup de nossos PCs", argumenta Kurzweil. "Mas, aos poucos, começaremos a fazer backup de nossos cérebros. As pessoas ficarão surpresas ao saber que ainda não podíamos fazer isso em 2010."
Até 2045 máquinas e humanos irão se fundir, redefinindo a vida como a conhecemos. Esse momento é chamado de Singularidade, em referência ao termo usado na astrofísica para descrever o ponto dentro de um buraco negro onde as leis comuns da física não mais se aplicam. A fim de preparar a si mesmo e o resto do mundo para a era das máquinas conscientes, Kurzweil se tornou o principal profeta da vindoura Techno Rapture (uma espécie de versão tecnológica do "Arrebatamento", pregado por algumas vertentes do cristianismo).
Ele viaja o mundo para se reunir com cientistas importantes, promove o Singularity Summit, encontro que atrai líderes de organizações como Google e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e desenvolve sua própria linha de suplementos nutricionais para estender a vida das pessoas até que chegue o dia em que a existência possa ser eternamente preservada pela tecnologia. Aos 61 anos, Kurzweil toma 150 de suas próprias pílulas todos os dias, determinado a viver tempo suficiente para estar presente no dia em que, graças às máquinas, deixará de envelhecer.

Fonte: [em linha] [consul. 7 Nov. 2009] Disponível em www: URL<http://www.rollingstone.com.br/edicoes/31/textos/a-era-dos-homens-maquina/>.

Sem comentários:

Enviar um comentário