Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Máquinas morais: programas poderão decidir questões de vida e morte?


Máquinas que dominam o homem

Muitos cientistas acreditam que problemas morais não são sistematizáveis e que qualquer tentativa de dar senso de moralidade às máquinas pode ser o caminho para criar os problemas que se está tentando evitar.


Uma dupla de pesquisadores de Portugal e da Indonésia descreveu uma nova metodologia, baseada na tomada de decisão por lógica computacional que, segundo eles, poderá um dia dotar as máquinas - computadores e robôs - com um senso de moralidade.

Os autores de ficção científica sempre exploraram o tema das máquinas que tomam o controle da situação e exercem algum tipo de dominação sobre o homem. A Skynet, da série O Exterminador do Futuro, e o computador Hal 9000, de 2001: Uma Odisseia no Espaço são os exemplos mais lembrados de uma longa lista na qual as máquinas de Matrix parecem representar a distopia final de uma colaboração histórica - as máquinas que ajudam o homem - que eventualmente poderia se transformar em mais um caso de dominação.

[em linha] [consult. 23 Out. 2009] Disponível em www:URL:<http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=maquinas-morais-programas-poderao-decidir-questoes-vida-morte&id=>.

Homem e Máquina

O Homem sempre sonhou desde cedo com a máquina, a fim de que esta efectua-se o maior número de tarefas possíveis com a maior das eficiências.

James watt criou a máquina a vapor

Revolução industrial

Electricidade

Sociedade tecnológica

Hoje em dia utilizamos máquinas desde conservar alimentos, para os cozinhar, para nos divertirmos, para nos informarmos, para nos deslocarmos, máquinas que nos salvam a vida, outras que prolongam, ou seja, são as máquinas que nos tornam a vida mais fácil e nos deram, no geral, muito mais tempo para gozarmos a vida.


Vantagens:
- Vida mais cómoda;
- Realizar processos que o homem não consegue;
- Ajudar o homem a progredir mais rápido;
- Capacidade de decidir se a máquina terá boa ou má utilidade;

- Não controlar as coisas.

Desvantagens:
- Cada vez mais nos tornámos dependentes das máquinas.


Actualmente Milhares de milhões de pessoas dependem das máquinas para trabalhar, nas fábricas, nos escritórios, aliás, é difícil encontrarmos um emprego em que o uso das máquinas não seja implícita ou explicitamente necessário. Há um problema que acresce à dependência do Homem em relação à máquina, a dependência da máquina em relação à energia e a consequente escassez dessa energia face ao alto consumo da enorme quantidade de máquinas.


E se o Homem criar uma máquina tão boa, e tão inteligente que será capaz de o destruir?


Tal só acontecerá, se e apenas se, o Homem quiser. Ainda é impossível incutir sentimentos numa máquina, ainda se estão a dar os primeiros passos na área da Inteligência Artificial, mas mesmo quando daqui a 200 ou 300 anos as máquinas sentirem e tiverem inteligência praticamente humana, nunca destruirão a civilização humana, apenas se o Homem assim o quiser, apenas se o Homem permitir que na máquina estejam sentimentos como o ódio, a vingança, a ganância, só se à máquina for permitido sequer "pensar" em violência, guerra e destruição...
Se o Homem fizer isto será um mau Homem, sem valores, sem escrúpulos e um Homem assim conduzirá a sua espécie à extinção bem antes de criar a tal máquina. Será sempre o Homem, com ou sem máquina, a escolher o seu destino e a responsabilizar-se pelos seus bons e maus actos, nunca devemos culpar as máquinas por nada, porque somos nós seres humanos que as criamos e programamos e a "máquina" apenas seguirá o caminho que o Homem escolher.



[Em Linha] [Consult 22 Out 2009] Disponível em: WWW: URL: http://antitutti.blogspot.com/2006/10/o-homem-e-mquina.html

[Em Linha] [Consult 22 Out 2009] Disponível em: WWW: URL: http://santarendeira.files.wordpress.com/2009/04/seta.jpg


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Homem - Máquina: Tecnologias

Para um utilizador poder interagir com um determinado sistema, é necessário que o controle e sobretudo que tenha conhecimento do seu estado. É a interface homem-máquina que possibilita essa interacção, e representa-se pela camada que se encontra entre o sistema e utilizador humano.

O objectivo da interface é fundamentalmente comunicativo. Esta comunicação só é possivel com a existência de uma espécie de diálogo entre o utilizador e a máquina, basicamente focado na forma como o utilizador pode interagir com a máquina. Nem sempre o uso de interfaces é sinónimo de eficiência e efectividade, as novas tecnologias não são a resposta a todos os problemas e podem ser geradoras de erros, introduzindo novas classes de erros.

Foram identificados quatro meios de transmissão energética: a mecânica do corpo, a energia térmica, a energia sonora, e a electromagnética correspondem quatro modos de interface com o sistema artificial e vários tipos de interface, como o Touch-screen, a Digital Pen & Paper, a Impressão digital, a Motion capture, o Eye tracking, os Biosensores, o Reconhecimento da voz, e a Relacção cérebro-computador. Foram analisadas separadamente as características destas. Conclui-se que a investigação que hoje se desenvolve anuncia os futuros biocomputadores que utilizarão suportes orgânicos como base para o tratamento da informação e os materiais serão compatíveis com os sistemas vivos.

[em linha] [consult. 21 Out. 2009] Disponível em www:URL:<http://wikicts.med.up.pt/index.php/Novas_tecnologias_de_interface_homem-m%C3%A1quina>.

Breve História

Na história do Homem, o aparecimento de cada "invento" ou conquista da técnica resultou sempre de uma necessidade cuja satisfação ocasionou o acto criativo.

Desde o momento em que o Homem começou a contar os objectos, através da sua mera visualização, até aos nossos dias, em que utiliza equipamentos altamente sofisticados para registar informações e efectuar cálculos com base nelas, foi percorrido um longo caminho.

A história do computador mostra que, graças ao facto do homem ser preguiçoso por natureza, sempre procurou melhorar a sua maneira de calcular, para limitar os erros e facilitar a vida, economizando o seu tempo.
No domínio das TI, o computador é o elemento mais interactivo com a componente humana das organizações, assume um papel de destaque.
O computador serve para facilitar a vida aos utilizadores e para executar programas (aplicações).

Em 550 AC surge o ábaco do matemático grego Pitágoras, primeira máquina de calcular da humanidade, foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonesas, russas e aztecas.



1614 – O matemático escocês John Napier inventou a "Tábua de Napier", conhecida como "ossos (ou bastões) de Napier". Consistia em tabelas de multiplicação.
1642 – Blaise Pascal inventa a 1ª máquina de calcular.


1936 - Z-1 foi considerado o primeiro computador electromecânico e foi construído pelo alemão Konrad Zuse (1910-1995). Houve uma tentativa de venda ao governo alemão (nazistas) para uso militar, mas sem sucesso.
Foi a partir deste momento que surgem os primeiros computadores, divide-se esta história em 5 gerações:



1ª Geração: tecnologia de válvulas (1940-1955):

  • 1943 - Mark I.
  • 1945 – ENIAC.
  • 1949 – EDVAC.
  • 1951 - UNIVAC I.
  • 1954 - IBM 650.
2ª Geração: uso do transístor (1955-1965):

  • 1948 - Invenção do transístor pela Bell Laboratories; as válvulas foram substituídas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos.
  • 1954 - IBM 1401.
  • 1955 – TRADIC.
3ª Geração: circuitos integrados (1965-1980):

  • Transístores, resistores, diodos e outras variações de componentes electrónicos sobre um único chip.
  • IBM 360.
  • PDP-8.
  • INTEL 4004 (primeiro microprocessador).
4ª Geração: circuitos integrados (1980-1990)

  • Circuitos de larga escala (LSI - large scale integration).
  • Incorporação no mesmo chip de centenas de componentes .
  • 1975 - Microsoft, fundada por Bill Gates Paul Allen.
  • 1976 - Apple I.
  • 1981- IBM PC, o primeiro computador pessoal.
  • 1981 - MS-DOS.
  • 1985 - Windows e (vírus).

5ª Geração: circuitos integrados (1990 - até actualidade)


  • Circuitos de muito maior escala (VLSI - very large scale integration).
  • Num só chip são integrados mais de 10 mil componentes.
  • Guerra entre sistemas operativos Windows e Linux.

Fonte: OLIVEIRA, Lino – História do computador. Ano lectivo 2009-2010. Vila do Conde: ESEIG, 2009
[Em linha]. [Consultado em 22 Out. 2009] Disponível em: WWW: URL:< http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco>
[Em linha]. [Consultado em 22 Out. 2009] Disponível em: WWW: URL:< http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h150.htm>
[Em linha]. [Consultado em 22 Out. 2009] Disponível em: WWW: URL:< http://www.ime.usp.br/~macmulti/historico/histcomp1_8.html>

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Breve Introdução

Para entender a comunicação entre pessoas e computadores é necessário conhecer a natureza das pessoas, dos computadores e das operações que as pessoas realizam com eles. O modelo geral de interacção Homem-máquina dá ênfase ao fluxo de informação e ao controlo da interface. As operações mais importantes são naturalmente a criação, o acesso, e a manipulação de informação.

Com o aparecimento das novas tecnologias de informação e comunicação, do qual temos como exemplo a Internet, novas formas de tratar a informação, de a distribuir e de a comunicar, predizem o começo de novos artefactos.



Os sistemas de Interface Homem-Máquina (HMI) permitem uma aproximação entre o mundo da automação e o utilizador. Dada a crescente complexidade dos processos modernos, a capacidade de ter uma visão clara do todo é cada vez mais importante. Os sistemas HMI são a resposta a esta necessidade.

Fonte:[em linha]. 21 Out. 2009. Disponível em www:https://www.swe.siemens.com/portugal/web/pt/ad/produtos/sistemas/Pages/sistemas_interface_homem_maquina_simatic_hmi.aspx>

Apresentação

Este blogue foi criado no âmbito da disciplina Sistemas Computacionais do curso de CTDI (Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação) da ESEIG (Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão) e tem como principal objectivo explorar o tema "Novas formas de Interacção Homem-máquina".

Pretende-se criar um espaço funcionalmente comunicativo e para que esta comunicação seja possível o blogue está aberto a participações e sugestões de todos os interessados no tema.

Este blogue será alvo de artigos, vídeos, imagens entre outros suportes, que apresentem interesse informativo relativo a este tema.


Criativos e Curiosos é o que devemos ser na área de informação!

Enjoy :D