Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Homem e Máquina

O Homem sempre sonhou desde cedo com a máquina, a fim de que esta efectua-se o maior número de tarefas possíveis com a maior das eficiências.

James watt criou a máquina a vapor

Revolução industrial

Electricidade

Sociedade tecnológica

Hoje em dia utilizamos máquinas desde conservar alimentos, para os cozinhar, para nos divertirmos, para nos informarmos, para nos deslocarmos, máquinas que nos salvam a vida, outras que prolongam, ou seja, são as máquinas que nos tornam a vida mais fácil e nos deram, no geral, muito mais tempo para gozarmos a vida.


Vantagens:
- Vida mais cómoda;
- Realizar processos que o homem não consegue;
- Ajudar o homem a progredir mais rápido;
- Capacidade de decidir se a máquina terá boa ou má utilidade;

- Não controlar as coisas.

Desvantagens:
- Cada vez mais nos tornámos dependentes das máquinas.


Actualmente Milhares de milhões de pessoas dependem das máquinas para trabalhar, nas fábricas, nos escritórios, aliás, é difícil encontrarmos um emprego em que o uso das máquinas não seja implícita ou explicitamente necessário. Há um problema que acresce à dependência do Homem em relação à máquina, a dependência da máquina em relação à energia e a consequente escassez dessa energia face ao alto consumo da enorme quantidade de máquinas.


E se o Homem criar uma máquina tão boa, e tão inteligente que será capaz de o destruir?


Tal só acontecerá, se e apenas se, o Homem quiser. Ainda é impossível incutir sentimentos numa máquina, ainda se estão a dar os primeiros passos na área da Inteligência Artificial, mas mesmo quando daqui a 200 ou 300 anos as máquinas sentirem e tiverem inteligência praticamente humana, nunca destruirão a civilização humana, apenas se o Homem assim o quiser, apenas se o Homem permitir que na máquina estejam sentimentos como o ódio, a vingança, a ganância, só se à máquina for permitido sequer "pensar" em violência, guerra e destruição...
Se o Homem fizer isto será um mau Homem, sem valores, sem escrúpulos e um Homem assim conduzirá a sua espécie à extinção bem antes de criar a tal máquina. Será sempre o Homem, com ou sem máquina, a escolher o seu destino e a responsabilizar-se pelos seus bons e maus actos, nunca devemos culpar as máquinas por nada, porque somos nós seres humanos que as criamos e programamos e a "máquina" apenas seguirá o caminho que o Homem escolher.



[Em Linha] [Consult 22 Out 2009] Disponível em: WWW: URL: http://antitutti.blogspot.com/2006/10/o-homem-e-mquina.html

[Em Linha] [Consult 22 Out 2009] Disponível em: WWW: URL: http://santarendeira.files.wordpress.com/2009/04/seta.jpg


Sem comentários:

Enviar um comentário