Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Benificíos das Tecnologias para a sociedade

Os principais benefícios para uma entidade, privada ou pública, que invista na criação e sistematização de tecnologias sociais, é o ganho na qualidade de sua intervenção, que gerará visibilidade, reconhecimento e a padronização de seus processos.

A sistematização de iniciativas facilita a reaplicação das mesmas, por parte de entidades sociais variadas, como fundações empresariais, ONGs, e órgãos governamentais executores, que tenham demandas semelhantes àquelas identificadas e atendidas pelas atividades e que possam ter interesse em replicar a tecnologia social e seus benefícios para a sua população. Além disso, fortalece a iniciativa desenvolvida como sendo uma tecnologia de investimento social de interesse institucional e desenha possíveis ações a serem desenvolvidas para potencializar o impacto e a continuidade das ações da iniciativa.

No mercado social existem diversas estratégias para sistematizar ações da área social. A maioria delas baseia-se no registro dos processos dentro de uma ordem lógica e a manualização desses processos que possibilite a comunicação fácil e didática de seus processos, desafios e possíveis impactos. Para que uma ação ou projeto seja consolidado como tecnologia social, é necessário realizar determinados componentes de trabalho seguindo uma linha lógica baseada na análise situacional do contexto no qual serão realizados. Os componentes abarcam ações como a realização de levantamento de necessidades e demandas da realidade do público; definição dos componentes programáticos da intervenção, elaboração de estratégias de Informação, Educação e Comunicação, empacotamento (formatação) das tecnologias sociais; e, por fim, a comunicação do conjunto de tecnologias em formatos se fácil compreensão e reaplicação, variando de DVDs a manuais impressos. Esses materiais impressos ou eletrônicos podem ser apresentados às organizações parceiras como uma metodologia consolidada de investimento social e modelo para ser aplicado em contextos nos quais faltam serviços básicos de cidadania, saúde, educação.

Fonte: [em linha] [consul 4 Dez 2009] Disponível em www: URL:<
http://www.johnsnow.com.br/blog/?p=337>

Sonhos e mudanças


O sonho criou a tecnologia e a tecnologia mudou o homem.

Fonte: [Em Linha] [Consult 4 Dez 2009] Disponível em www: URL: <http://www.tugatronica.com/homem-vs-tecnologia-quem-domina-quem/>

Contacto com aparelhos e ferramentas interactivas

O contacto com aparelhos e ferramentas interactivas ocorrem a todo o tempo com praticamente todas as pessoas, embora, em alguns casos, esse contacto acabe por passar sem ser notado. Existem equipamentos que vão desde o fácil manuseio até alguns mais complexos, que requerem alguns minutos para que suas reais funcionalidades sejam entendidas. Esses aparelhos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de todas as pessoas, na forma de controles remotos, aparelhos de DVD, aparelhos de som, carros com computador de bordo, sistemas de identificação automática e registro de presença, como por exemplo, no trabalho, na faculdade, no consultório médico etc.
Entretanto, nem sempre a utilização desses equipamentos ocorre de forma simples. Pode até ser que as pessoas já possuam um prévio conhecimento ou habilidade, porém, para algumas isso torna-se um objecto inibidor e em muitos casos, desestimulador, fazendo com que tarefas rotineiras, que poderiam ser mais simples, continuem a ser feitas de formas demoradas e burocráticas, criando um contrasenso entre a evolução tecnológica e sua aplicação na sociedade.

O que acham?

Hoje é necessário muito mais que isto, é necessário ter clientes satisfeitos e, por outro lado, como conseguir essa satisfação? Como saber se o produto está agradando ao mercado consumidor? A interacção com o sistema é agradável e fácil? As mensagens são esclarecedoras e o fluxo dentro do sistema acontece de forma intuitiva? A disposição dos objectos na tela ocorre de forma lógica e coerente ao que realmente o usuário precisa? Se as respostas forem satisfatórias, conclui-se que o produto é de fácil utilização, porém, caso isso não seja verdade, algumas alterações certamente serão necessárias.
Toda a tecnologia tem como objetivo facilitar a forma como as pessoas trabalham, se comunicam e interagem.

Fonte:
[Em Linha] [Consult 4 Dez 2009] Disponível em www URL: <http://www.revistacustobrasil.com.br/21/pdf/04.pdf>

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Propostas tecnológicas para brincar mas também para aprender


Com esta notícia SIC - Futuro Hoje - podemos ver que as tecnologias interagem cada vez mais com os mais novos. Os jogos sociais para toda a familia estão na moda e o novo Wii Fi Plus deve ser a consola mais cansativa mas no bom sentido :-) o Homem interage com a máquina (consola) fazendo exercício físico.

Podemos dizer que as máquinas só nos beneficiam?

Deiam a vossa opinião... :-)


Fonte: [Em Linha] [Consult 3 Dez 2009] Disponível em www: URL: <http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Futuro+Hoje/2009/11/propostas-tecnologicas-para-brincar-mas-tambem-para-aprender29-11-2009-22058.htm>

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Realidade virtual

A interface com realidade virtual envolve um controle tridimensional altamente interativo de processos computacionais. O utilizador entra no espaço virtual das aplicações e visualiza, manipula e explora os dados da aplicação em tempo real, usando seus sentidos, particularmente os movimentos naturais tridimensionais do corpo. A grande vantagem deste tipo de interface é que o conhecimento intuitivo do utilizador a respeito do mundo físico pode ser transferido para manipular o mundo virtual. Para suportar este tipo de interacção, o utilizador utiliza dispositivos não convencionais como capacete de visualização e controle, luva, e outros. Estes dispositivos dão ao utilizador a impressão de que a aplicação está a funcionar no ambiente tridimensional real, permitindo a exploração do ambiente e a manipulação natural dos objectos com o uso das mãos, por exemplo, para apontar, pegar, e realizar outras acções.

O vídeo a seguir apresentado mostra-nos como é possível criar e manipular formas geométricas em 3D através do movimento, servindo de exemplo de como o trabalho do Homem pode ser facilitado e optimizado, de como o pode interagir com o computador.

Fonte: [Em Linha] [Consult 2 Dez 2009] Disponível em www: URL: <http://www.youtube.com/watch?v=FOjjohg4G-Q>

R. V. (realidade virtual )

A realidade virtual, ou realidade artificial, ou mundos virtuais, é uma representação de "uma forma visual do ciberespaço", "creatio ex-nihilo".

Segundo Howard Rheingold, a realidade virtual é a tecnologia que imerge o Ego num mundo criado e gerado por computador - um quarto, uma cidade, um sistema solar, o interior do corpo humano -, votando-o a uma ciberexistência.

Com a ajuda de luvas computorizadas, de um capacete da Guerra das Estrelas e de algum software sofisticado podemos agora explorar o território não cartografado da imaginação humana, com todos os nossos sentidos intactos.

Podemos ainda, segundo John Nagle, em Isdale, considerar a realidade virtual como "o modo como os seres humanos visualizam, manipulam e interagem com computadores e dados extremamente complexos".

O software e equipamento especializado para a RV (incluindo geradores de imagem, dispositivos para manipulação e controlo, luvas computorizadas - Data Gloves - e monitores montados em capacetes - Head Mounted Displays) ajuda a criar um ambiente onde quase tudo é possível. No mundo virtual, estamos totalmente imersos no universo que nos possibilita sensações e experiências como se fossem reais ou objectivas. Todos os sentidos se ajustam a essa realidade. O sentimento de "pertencer" ao ambiente virtual é completo. O utilizador ajusta-se a um nível de mobilidade diferente (mais lento ou mais rápido que fora do ambiente RV), pois movimentos bruscos podem criar uma sensação de náusea e de grande mal-estar. Contudo, existe a possibilidade do surgimento de alguns problemas ou riscos para o organismo. Alguns sintomas de stress podem mesmo incluir a queda ou choque contra objectos do mundo real, a "náusea do simulador" (desorientação devida a um conflito de sinais de movimento entre a vista e o ouvido interior), tensão ocular, etc. Segundo parece, o ajustamento à RV não é muito compatível com a vivência no mundo real.



Fontes:
[Em Linha] [Consult 2 Dez 2009] Disponível em www:URL:<http://www.citi.pt/homepages/espaco/html/rv.html>
[Em Linha] [Consult 2 Dez 2009] Disponível em www:URL:<http://leloroger.files.wordpress.com/2009/08/virtual-reality-8.jpg´>

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Homem é uma MÁQUINA

Será que o Homem é realmente uma MÁQUINA?

O que vocês acham?

Corpo Humano é uma máquina


Não será o corpo humano a mais bela máquina criada, não pelo Homem mas pela natureza, à face da terra?


Este vídeo serve para vos mostrar que todo o corpo humano é uma máquina.

Já alguma vez ouviu alguma comparação de partes do corpo humano com partes de um computador?

O corpo consegue (mais ou menos) reciclar a si próprio. De que nos queixamos tanto? Alegria minha gente, ânimo e felicidade enquanto cá andamos, que afinal é tão pouco o tempo que por aqui passamos :)


Fontes:
[Em Linha] [Consult 30 Nov 2009] Disponível em www: URL: <http://novevidasdeumafelina.blogspot.com/2009/10/o-homem-e-maquina.html>
[Em Linha] [Consult 30 Nov 2009] Disponível em www: URL: <

http://www.tiagodoria.ig.com.br/2009/11/18/o-homem-e-uma-maquina/>

domingo, 29 de novembro de 2009

"O corpo humano é uma máquina perfeita"

É comum ouvirmos por aí o clichê:

"O corpo humano é uma máquina perfeita"

Não é.
Nunca foi e nunca será.

Afinal o que é o perfeito ? será uma máquina?

dêm a vossa opinião

:D

Já conversou com um robot?

Já conversou com um robot?

Hoje descobrir um site, http://www.ed.conpet.gov.br/converse.php, onde um Robot convida-me para conversar com ele. Achei interessante e, lógico, curioso em saber como um programa pode encontrar respostas para minhas perguntas.
Decidi fazer um teste e o resultado foi este:
"Robô Ed: Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?
Você: O que és?
Robô Ed: Sei. Mas acontece que você ainda não respondeu o que eu tinha perguntado.
Você: Quero falar sobre você
Robô Ed: O que quer saber de mim?
Você: Como nasceste?
Robô Ed: Nasci de robótica normal. Aliás, comparável a um parto natural: a fábrica mãe me deu a luz ouvindo música.
Você: Muito bem! E és feliz?
Robô Ed: Feliz eu vou ficar é no dia em que a Terra aprender a usar energia racionalmente.
Você: Tens muitos amigos?
Robô Ed: Tenho muitos amigos. Cada dia fico conhecendo mais gente por aqui. Bom demais!
Você: Fico contente. E que idade tens?
Robô Ed: Eu tenho 11 anos. E você?"

Experimentem! É engraçado como ele nos responde :)

Com o vídeo que se segue podem ver a opinião de um Robot... que pode muito bem ser o nosso futuro.
O que acham?



Fontes:
[Em Linha] [Consult 29 Nov 2009] Disponível em www: URL: <http://batsilio.blogspot.com/2009/07/ja-conversou-com-um-robo.html>
[Em Linha] [Consult 29 Nov 2009] Disponível em www: URL: <http://www.ed.conpet.gov.br/converse.php>
[Em Linha] [Consult 29 Nov 2009] Disponível em www: URL: <http://www.youtube.com/watch?v=5XVA2lfds18>