Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

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domingo, 20 de dezembro de 2009

Aprendendo Interactivamente

O estudante deve criar, construir, exercitar sua curiosidade pois quanto mais activo e participante do processo de aquisição de um conhecimento, mais irá integrar e reter aquilo que aprender.
A introdução das novas tecnologias nas instituições de ensino, tem se apresentado como facilitadora nas propostas contemporâneas de obtenção de aprendizagem.

As técnicas e processos interactivos aplicados no campo educacional estão gerando diferenças de aprendizagem em relação aos métodos convencionais. Isto é melhor observado através da possibilidade de se obter instantaneidade nas respostas, a troca imediata de informações e a possibilidade de se virtualizar-atualizar em um tempo mínimo. Ao entrar em contato com uma diversidade de pessoas que debatem os mais variados temas, as chances de se expandir o conhecimento, a criação e a imaginação é muito maior e pode acontecer em tempo real.

A Internet é um recurso que através de suas características apresenta alto potencial de interactividade no campo educacional. . É uma ferramenta capaz de abrir novos caminhos onde o aluno aumenta as conexões lingüísticas, (interage com textos, imagens, narrativas etc..), as geográficas (desloca-se continuamente em diferentes espaços, culturas e tempos) e interpessoais (comunica-se e conhece pessoas próximas e distantes, de diferentes faixas etárias e conhecimentos). Nela o aluno pode desenvolver a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A Internet ajuda a desenvolver a intuição (informações vão sendo descobertas por acerto e erro, por conexões "escondidas"), a flexibilidade mental (das sequências são imprevisíveis, abertas), a adaptação a ritmos diferentes (permite a pesquisa individual, em que cada aluno vai no seu próprio ritmo e a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa).

A internet é uma forma de comunicação rápida que permite o transporte de grandes quantidades de informação, com completa liberdade quanto ao tipo e formato, como também permite que a comunicação possa ser feita simultaneamente nos dois sentidos, em modo ``full duplex'', permitindo uma completa interatividade entre os participantes.

A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Mas os computadores por si só não possuem características interativas e transformadoras. A forma como são utilizados é que determina se sua função será de estímulo à criatividade, de transmissor de informações, de incentivador de novas formas de sociabilidade, de desenvolvedor de habilidades cognitivas e cooperativas, ou ainda, de um agente interativo capaz de provocar mudanças comportamentais.

Hoje em dia é bem aceite a idéia de que tanto as actividades práticas quanto a interatividade sejam essenciais ao aprendizado o que não determina no entanto a garantia de um aprendizado construtivo.

O tipo de controle ou iniciativas apresentadas por um aprendiz, assim como a natureza do retorno obtido é que determinam a natureza de uma experiência de aprendizado. Em função disto, no momento da construção de um software interativo é preciso medir até quanto de conhecimento é necessário disponibilizar e até quanto é necessário deixar o usuário descobrir.

Não é interessante abordar um assunto de forma completa não deixando brechas para descobertas o que provoca a perda de interesse em relação a ele. As atividades práticas sem o raciocínio são insuficientes. A prática com raciocínio permanece também limitada se não for acompanhada pela habilidade de reproduzir, um evento. As pessoas constróem e reconstroem seus mundos através da interação direta descrevendo o que acontece a elas. A habilidade de reproduzir uma experiência vivida por alguém num mundo imaginário tem um papel importante no aprendizado interativo pois muitas vezes o real nem sempre é o melhor. A interatividade é importante não porque permite a manipulação direta dos objetos reais, mas porque adota a construção de modelos nos quais uma idéia (pensamento e ação) pode ser levada adiante ou simulada num mundo imaginário onde a realidade virtual apresenta-se como um bom exemplo. Outros recursos tecnológicos também permitem explorar a interatividade no que se refere aos aspectos educacionais. A vídeo-aula apesar de ser atraente é um meio que permite menos interação com o professor pois depois de pronta fica impossível alterá-la. A teleconferência possibilita a interação através do telefone, fax ou e-mail, a videoconferência é o recurso que mais se aproxima da sala de aula tradicional. Pode-se ainda complementar o processo interativo educacional através da interação aluno-aluno considerada a mais rica experiência em sala de aula.

Fonte:
[em linha][consult 18 Dez 2009] Disponível em www:URL:<http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0007.htm
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