Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Interactividade e o Computador

No contexto das tecnologias computacionais o termo interatividade é bastante explorado. Mas até que ponto o relacionamento usuário-computador pode ser de fato uma acção interativa?


O computador é uma máquina "burra" que funciona a partir de impulsos eletrônicos. Para organizar suas tarefas e estabelecer um processo de comunicação (entrada/saída) com o usuário foram disponibilizados conjuntos de instruções codificadas que receberam a denominação de software. É através de um software que o homem pode se comunicar com a máquina. Desta forma o computador passa a exercer apenas o papel de agente, quem interage com o usuário na verdade é o software através de suas interfaces que vão estabelecer o grau de interatividade usuário-computador . Na maioria das vezes as interfaces são construídas de forma direcionada limitando a liberdade dos usuários e os movimentos interativos . Elas atuam como um fenômeno de ação-reação - processo mecânico e automatizado, onde certas ações são meras reações impostas pelo software.

No entanto as relações sociais do mundo contemporâneo têm provocado mudanças nos processos de comunicação tornando os usuários mais exigentes e participativos. Em função disto as interfaces gráficas têm passado por evoluções atuando cada vez mais como mediadoras entre usuários e máquinas criando um contexto para a interação através da manipulação direta da informação e possibilitando usuários liberdade de escolha e manifestação, promovendo desta forma um meio efetivo de comunicação.

A multiplicação tecnológica de novas interfaces e princípios interativos, está fazendo com que o uso do computador seja cada vez mais disseminado, provocando mudanças nas diversas estruturas que compõem a sociedade atual.

Hoje, as diversas tecnologias e ferramentas disponíveis como a web, a multimídia, possibilitam maiores possibilidades da interatividade computacional. Esta interatividade é manifestada em vários níveis onde pode-se perceber interações entre computadores-computadores, usuários-computadores, , usuários-interfaces, usuários-aplicativos etc..
Fonte:
[em linha][consult 14 Dez 2009] Disponível em www:URL:<http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0007.htm>

Sem comentários:

Enviar um comentário