Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Homem e a Máquina moderna


Ciência com uma estreita simbiose com o Homem, que a concebeu, a Inteligência Artificial vale-se da capacidade do computador para processar símbolos, automatizando faculdades mentais até hoje desconhecidas das máquinas.



Perigos da Inteligência Artificial

Mas serão as máquinas inteligentes instrumentos mais perigosos que outros concebidos pelo Homem para domínio do mundo natural e criação de um mundo artificial? Acho que não.

Qualquer artefacto, do medicamento ao computador, e qualquer conhecimento, da engenharia da conservação dos alimentos à sociologia ou à física nuclear, são igualmente perigosos. O perigo, para passar à escala do social, necessita de institucionalização. As instituições, esses instrumentos sociais, elas sim podem potenciar ou despotenciar, promover ou coarctar o perigo inerente a todo o conhecimento e a todo o artefacto. A IA não é excepção.


Contudo, a tecnologia da IA evolui hoje mais depressa do que o ritmo actual da nossa apreciação sobre ela, e daí que seja premente o incremento do seu estudo em todas as facetas, de forma a tornar as máquinas cada vez mais humanas. Naturalmente, será preciso ir buscar meios financeiros aos dispêndios feitos com as máquinas de guerra. O perigo, afinal, é o de as instituições se recusarem a admitir isso.

Fonte:

[em linha] [consult 13 Dez 2009 ] Disponível em www:URL:<http://www.clarion.com/br/pt/HTML_Basic/Design_HMI,6.jpg>

[em linha] [consult 13 Dez 2009] Dispponível em www:URL:<http://209.85.229.132/search?q=cache:V-b8aFwbcjoJ:centria.fct.unl.pt/~lmp/publications/online-papers/ia-mito.rtf.gz+homem+mais+a+maquina+moderna&cd=6&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt>

Sem comentários:

Enviar um comentário