Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

sofisticação das interfaces homem—computador

A sofisticação das interfaces homem—computador (que também podem ser chamadas de interfaces de usuário, ou apenas interfaces) tem contribuído para tornar o uso das ferramentas da Informática mais "amigáveis". Isto quer dizer que a "alfabetização" em Informática vai se tornar mais fácil graças à evolução de suas técnicas de utilização. Tal como aconteceu com a escrita, a simplificação do uso permitirá que um número cada vez maior de usuários tenha acesso aos recursos da Informática, tendendo a atingir o ponto onde o domínio de tais técnicas será indispensável para que alguém possa comunicar suas idéias, de forma semelhante ao que já acontece hoje com a escrita.
Inicialmente, a preocupação com a interface era apenas uma questão de ergonomia. A partir do momento em que a maioria dos usuários definitivamente deixa de ser especialista em Informática os problemas da comunicação e da significação se tornam mais importantes. Quanto maior a quantidade de usuários da Informática mais a sua interface se padroniza; e, se a padronização aumenta, há uma tendência ao crescimento do número de usuários. O quadro parece irreversível: mais e mais pessoas estarão, num futuro próximo, interagindo umas com as outras através da Informática. Quanto mais cresce a necessidade do domínio de sua técnica mais a Informática se consolida como linguagem de fato.
Se uma linguagem é uma forma de estruturarmos um pensamento e de nos comunicarmos com o outro, é preciso saber como ser inteligível. "Ler" uma mensagem significa acessar materiais criados por outros. "Escrever" uma mensagem significa gerar materiais para os outros.

Se a Informática é um meio, é preciso internizá-la, isto é, entender e decifrar a sua lógica. Esta internalização só se torna possível com a tradução, via interface, dos complexos códigos "de máquina" com os quais trabalham os computadores em seus circuitos internos. A interface transforma uma máquina ininteligível num objeto manipulável. Ao traduzir toda a complexa técnica contida no computador para algo mais inteligível para a compreensão humana, a interface se torna decisiva na consecução da Informática como linguagem.

Fonte:
[em linha] [consult 2 Dez 2009] Disponível em www:URL:>

Sem comentários:

Enviar um comentário