Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Hipertexto

Quanto aos hipertextos (poderíamos utilizar a palavra hipermídia, já que se trata de informação em diferentes mídias, mas optamos aqui por identificar todo e qualquer tipo de informação como sendo texto) são mais importantes pela forma de acesso não-linear à informação que propõem do que por sua inimaginável dimensão. Hoje, com uma quantidade de informação equivalente a uma bem-fornida enciclopédia, trabalhando com um número relativamente reduzido de mídias (texto, fotos, imagens animadas e som), tudo reunido e processado através de um computador pessoal, já se pode pensar em pequenas revoluções, particularmente no que diz respeito à Educação. Com estas ferramentas, o trabalho de pesquisa a fontes de informação tende a se transformar e a se tornar acessível a um número cada vez maior de estudantes, levando a questão da metodologia da investigação a fazer parte do cotidiano do estudo mesmo em níveis inferiores.
Acrescente-se ainda toda a expectativa anunciada pela constante evolução da tecnologia da Informática, que prevê tanto o crescimento da capacidade de armazenar informações, quanto a possibilidade de manipulá-las a partir de outras formas de percepção dos sentidos (a realidade virtual já trata como informação o tato e outras sensações). Estas inovações que ainda estão por vir contribuirão ainda mais para ampliar o impacto das ferramentas que aqui estamos chamando de hipertexto.
E é por causa do acesso não-linear que o hipertexto é mais do que simplesmente uma nova forma de armazenamento de informação, matéria-prima fundamental para produção do conhecimento. Ele pode alimentar também uma nova forma de raciocínio que contribui para ampliar os horizontes do pensamento humano. A forma tem muito a ver com o que se passa em nossas cabeças. Nós nos tornamos aquilo que observamos. A forma do transporte da informação não é neutra: ela tanto dita o tipo de informação transmitida como afeta os processos do pensamento.
Se as culturas baseadas na oralidade e na escrita determinaram algumas das características do pensamento e da inteligência humanos, de que forma um mundo povoado de computadores, dando acesso não-linear à informação e em escala muito maior do que foi possível até então, poderá criar novos modos de pensar? Não vamos ficar aqui tentando adivinhar o futuro. De qualquer modo, é bastante provável que a influência da tecnologia do hipertexto na forma de pensar e de ser humanos não seja pequena.
Mas toda linguagem exige uma técnica. E embora possamos caracterizar várias formas de comunicação como linguagem, todas elas são possíveis apenas se "materializadas" através dos meios de uma técnica. Assim é com a palavra falada e com a escrita. Assim é com a Informática.

Fonte:
[em linha] [consult 2 Dez 2009] Disponível em www: URL:<http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=18&texto=1081>

Sem comentários:

Enviar um comentário