Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Homem é uma máquina

As máquinas fazem parte da vida do ser humano há muito tempo, desde que os homens das cavernas passaram a caminhar e sobreviver pela Terra. Atribuimos ao termo máquina um novo significado: tudo que ajuda o homem a desempenhar algum tipo de função com maior facilidade.
Mais tarde, a máquina passou a fazer parte da vida do ser humano, foi criada para auxiliar o homem sendo uma extensão dele próprio, executando tarefas que o homem não podia, trazendo então inúmeros benefícios a ele.
Desde aquela época, já havia discussões a respeito da exclusão que a máquina proporcionava junto a todos aqueles benefícios à vida do ser humano. Ainda naquela época muitos homens perderam seus empregos por causa das máquinas e os que ficavam tinham maior contacto com elas do que com as pessoas com que trabalhavam. Hoje não é diferente, só que as máquinas que fazem parte da nossa realidade são os computadores.

Penso que as tecnologias no quotidiano das pessoas são uma mais-valia para todos nós, visto que o computador é o motivo da grande evolução nas últimas décadas pois vem permitir uma comunicação global e veio revolucionar a maneira como nos informamos e comunicamos.
As tecnologias deram resultado a muitas alterações na vida das pessoas. Muita gente diz que causou e causa o desemprego, mas está tudo a evoluir constantemente e temos que acompanhar isso. Lá por aparecer uma máquina mais sofisticada não quer dizer que o Homem seja inútil, muito pelo contrário sem a inteligência do Homem essas máquinas não existiam. E elas não funcionam sem nós.

O Homem é uma máquina de conhecimento e está em constante aprendizagem, sendo muito observador, é capaz de formar muitas opiniões sobre o que vê. É uma máquina multifuncional capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e utiliza outras máquinas para benefício próprio. Ele está em contacto com a tecnologia usufruindo de cada parte dela.

E você, por acaso não se achava uma máquina?



Fontes:
[Em Linha] [Consult. 27 Out 2009] Disponível em: WWW: URL: <http://br.geocities.com/interaface/rel_homem_maquina.htm>

1 comentário:

  1. Gostei da forma sucinta em como nos é explicado o aparecimento da "Máquina".
    No entanto, no meu ver, a relação Homem vs Máquina, é um tema que por mais que se tente contrariar, vais estar sempre envolto numa certa controvérsia, na medida em que, divide opiniões tanto de quem defende as "Máquinas" pela simples facilidade e mobilidade que deram à vida, como de qem as condena e acusa de um "roubo" subtil de empregos.

    Quanto à minha opinião, cabe ao homem saber travar o desenvolvimento da máquina até ao ponto em que esta não o "ultrapasse" nem o ponha em risco!


    Nuno Faria

    ResponderEliminar