Vídeo da Semana (03/01/09 - 10/01/10)

Vamos tentar colocar no blogue sempre um vídeo diferente para manter este espaço actualizado e chamar a atenção do leitor.
Enjoy :D

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Metas da IHC

As metas da IHC consistem em produzir sistemas usáveis e seguros, assim como sistemas funcionais.

Estas metas podem ser resumidas em “produzir ou aperfeiçoar a segurança, a utilidade, a efetividade, a eficiência e a usabilidade de sistemas que incluem computadores.” (Interacting with computers, 1989), onde:

“Sistema” deriva da teoria de sistemas e se refere não somente a hardware e software mas ao ambiente inteiro - seja ele uma organização de pessoas trabalhando, em casa ou em propósitos de lazer - que usa ou é afetado pela tecnologia computacional em questão;

“Utilidade” se refere à funcionalidade do sistema ou, em outras palavras, às coisas que ele consegue fazer;

Melhorar “efetividade” e “eficiência” são objetivos evidentes;
A segurança em sistemas computacionais assume proporções enormes em sistemas do tipo life-critical;
Usabilidade é um conceito crucial em IHC, e se preocupa em tornar os sistemas fáceis de aprender e usar.


O pressuposto subjacente à área de IHC consiste em que as pessoas que utilizam um sistema devem vir primeiro. Suas capacidades, necessidades e preferências para a realização das actividades devem determinar as maneiras em que os sistemas são projectados. As pessoas não devem ter que mudar radicalmente a sua forma de actuar para se adaptarem ao sistema; é o sistema que deve ser projectado de forma a atender às suas necessidades.
Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário